Gustavo Franco

Horário: 16:00 – Debate 3 – Assessores Econômicos dos Candidatos à Presidência

Gustavo Franco, Assessor Econômico de Candidato à Presidência
Gustavo Franco Gustavo H. B. Franco está entre os mais importantes e influentes economistas do país. Começou sua carreira no setor público em maio de 1993, como Secretário Adjunto de Política Econômica quando Fernando Henrique Cardoso assumiu o Ministério da Fazenda. Foi presidente do Banco Central do Brasil, e também diretor da Área Internacional do Banco Central entre 1993 e 1999.

Gustavo teve participação central na formulação e operacionalização do Plano Real. Depois de deixar o Banco Central, Gustavo fundou a Rio Bravo Investimentos, onde é sócio e Estrategista Chefe. A Rio Bravo está associada, desde 2016, à Fosun, um dos mais destacados grupos privados chineses.

Gustavo Franco participa e participou de diversos conselhos consultivos e de administração (empresas como NuBank, Daycoval, Unik, BMFBovespa, Via Varejo, Telemig entre outras). É professor do Departamento de Economia da PUC-Rio (desde 1986) e escreve regularmente para O Globo e para O Estado de São Paulo. Tem dezesseis livros publicados não apenas sobre economia, mas também sobre temas econômicos em Machado de Assis, Fernando Pessoa, Goethe e Shakespeare.

É bacharel (1979) e mestre (1982) em economia pela PUC do Rio de Janeiro e PhD (1986) pela Universidade de Harvard.