José Guimarães Monforte

Horário: 13:20 – Debate 1 – Empresas de Economia Mista – Realidade para implementar boa governança

José Guimarães Monforte, Presidente do Conselho de Administração da Eletrobras
José Guimarães Monforte José Guimarães Monforte, economista formado pela Universidade Católica de Santos. É sócio da Emax Consultoria, Presidente do Conselho de Administração da Eletrobrás, Presidente do Conselho Consultivo da Premix, Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Elos. É membro dos Conselhos do Laboratório Cristália, da Cyrela, do Comitê de Governança e Empresas Estatais da BM&F Bovespa, membro do Conselho Deliberativo do IDIS-Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, membro do Conselho Editorial da Harvard Business Review Brasil.

De 1998 a 2011 esteve no Conselho e na Coordenação do Comitê de Riscos da Natura Cosméticos. Até 2011 participou do Conselho da Vivo. Foi Membro também dos Conselhos da Petrobras, BR Distribuidora, Rossi Residencial, Promon, Droga Raia, SABESP, Claro, Banco Nossa Caixa, Banco Tribanco, Canbrás, Pini Editora, Caramuru Alimentos, Klicknet, JHSF e Agrenco Ltd. Foi Membro do Comitê de Ética do IBRI e do Conselho Consultivo da ABERJE e também do Advisory Panel da OCDE sobre Eficiência de Conselhos de Administração, do Advisory Board-Americas Cabinet da Graduate School of Business de Chicago.

Esteve envolvido no desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, sendo Conselheiro em 2002, Vice-Presidente do Conselho em 2003 e Presidente do Conselho de 2004 a 2008. Foi Coordenador do Comitê de Abertura de Capital da Bovespa, Vice-Presidente da ANBID e do Conselho da Caixa de Liquidação da Bolsa de Mercadorias. Atuou como executivo em diversos bancos e empresas como BANESPA, Banco Merrill Lynch, Banco Citibank NA, VBC Energia S/A e Janos Comércio, Administração e Participações LTDA, ocupando posições no Brasil e no exterior. Foi sócio fundador da Pragma Gestão Patrimonial.